quarta-feira, 29 de junho de 2011

PARABÉNS PROFESSORA TATIANE , SEU TRABALHO É MARAVILHOSO.
Suco de cascas de abacaxi
Ingredientes:

Cascas de abacaxi
Folhas de hortelã
Modo de preparar:
Lavar o abacaxi muito bem antes de cortá-lo. Retirar as cascas e colocá-las de molho em água fria para infusão. Deixar passar uma noite, então coar e adoçar. Utilizar como refresco.
Bolo de casca de frutas

Ingredientes:
2 copos (requeijão) de cascas de frutas (manga, goiaba, maçã, banana, pêra, etc)
1 copo (requeijão) de leite
2 ovos
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 copo (requeijão) de açúcar
2 e ½ copos (requeijão) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Bata no liquidificador as cascas com o leite, coe e reserve. Bata as gemas, manteiga e açúcar. Acrescente as cascas liquidificadas, farinha e fermento, sal, misture bem. Por último coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada


Pão de folhas e talos

Ingredientes

2 xícaras (chá) de folhas e talos picados
1 xícara (chá) de caldo das
folhas cozidas
1 ovo
1/2 xícara (chá) de água 1 colher (chá) de açúcar 3 colheres (chá) de sal
15g ou 1 tablete de fermento
biológico ou de padaria
3 colheres (sopa) de óleo
4 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparar:

Coloque as folhas e talos no liquidificador. Bata bem. Junte o ovo, o açúcar, o sal, o fermento e o óleo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura do liquidificador. Amasse até desgrudar das mãos. Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
Coloque em forno moderado para assar por aproximadamente 40 min.
Suco de casca de manga

Ingredientes:
3 mangas grandes
1 e ½ litro de água
açúcar a gosto

Modo de preparar:

Lavar bem as mangas e a seguir descascá-las. Bater as cascas no liquidificador com um pouco de água. Coar, adoçar a gosto e completar com o restante da água.

Bolo de casca de banana

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de casca de banana madura
4 gemas
4 claras em neve
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) rasas de margarina
2 colheres (sopa) de fermento em pó
canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Bater no liquidificador as cascas de banana com 1/2 xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em uma forma untada, assar durante 30 ou 35 minutos.
Bolo de casca de frutas

Ingredientes:
2 copos (requeijão) de cascas de frutas (manga, goiaba, maçã, banana, pêra, etc)
1 copo (requeijão) de leite
2 ovos
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 copo (requeijão) de açúcar
2 e ½ copos (requeijão) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as cascas com o leite, coe e reserve. Bata as gemas, manteiga e açúcar. Acrescente as cascas liquidificadas, farinha e fermento, sal, misture bem. Por último coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.
Farofa de folhas, talos e legumes

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de margarina ou óleo
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 xícaras (chá) de farinha de
mandioca torrada ou farinha de milho
sal a gosto
folhas, talos ou legumes bem lavados,
picados e refogados.

Modo de preparar:
Aqueça a margarina ou o óleo e refogue a cebola até dourar. Junte as folhas ou talos. Acrescente, aos poucos, a farinha de mandioca ou a de milho e o sal. Mexa bem. Sirva em seguida.

Suco de couve de limão

Ingredientes:
5 limões
50 gramas de couve
1 litro de água
Açúcar a gosto

Modo de preparar:

Espremer os limões e coar. Bater no liquidificador junto com a couve e a água e coar novamente . Adoçar a gosto.

terça-feira, 28 de junho de 2011


CURTINDO A FEIRA DE CIENCIAS

CURTINDO A FEIRA DE CIÊNCIAS:
Laura dos Santos Lobo recebe prêmio pelo Concurso Nacional de Cartazes sobre prevenção de drogas.

Também é vencedora do concurso de desenho da Escola Neyde, desenho que está no convite da IX FEIRA DE CIÊNCIAS das escolas municipais.

TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAOs alunos do 4º ano da professora Aline, Lúcia e Rosaly realizaram visitas na ACAJUNQ, na Lagoa de Tratamento do Matadouro e Caixa D’água.Assistiram a palestra sobre a distribuição da água no município de Junqueirópolis pelo funcionário público e Diretor Sr. Antonio Domingos, com intuito e expectativas de adquirirem diversos conhecimentos sobre o tratamento e distribuição de água. As atividades desenvolvidas fazem parte o conteúdo da feira de Ciências.

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
“DO LIXO PARA A MESA”
Enquanto milhões de pessoas desperdiçam alimentos, milhões, passam fome!
O Brasil está no ranking mundial de desperdício de alimentos. Joga fora mais da metade do alimento que produz. Ao mesmo tempo em que 44 milhões de brasileiros passam fome. Joga-se 14 milhões de toneladas de frutas, hortaliças e grãos no país. Desperdício, também afeta a questão ambiental, poluição e bactérias perigosas.
Como a cozinha é o laboratório da casa, onde fazemos grandes experimentos. Usamos a cozinha da escola para fazermos um suco de casca de abacaxi delicioso. É um desafio pratico e importante.
Profª Samira, Aurineia e Denise


CONHECENDO O UNIVERSO

Nos dias 20, 21 e 22 de junho, os alunos do 5º ano da Escola Neyde Macedo Brandão Fernandes, se apresentaram de forma brilhante na IX Feira de Ciências, expondo sobre o tema Astronomia. Com bom domínio sobre o assunto, as crianças falaram do nosso Sistema Solar e as principais características de cada planeta que o compõe. Também receberam os visitantes na sala de informática, onde puderam mostrar vídeos referentes ao assunto. Para testar o conhecimento das pessoas, foi montado um quiz, um jogo interativo de perguntas e respostas, onde os participantes tinham que responder corretamente a cada pergunta feita referente à astronomia. Assim, de forma lúdica e bem agradável, os visitantes aprenderam curiosidades a respeito de um assunto tão fascinante, que é o nosso Universo.

ÁGUA NO DIA A DIA

Os alunos do 4º ano realizaram visitas, palestras, pesquisas, debates, reflexões e várias experiências durante o bimestre. Toda essa agitação, alegria e conhecimento devem-se ao preparo da Feira de Ciências.
Um dos objetivos é despertar atitudes relacionadas ao não desperdício e ao consumo racional da água por parte da nossa comunidade.
Dentro do tema também foi estudada a questão do tratamento da água, a decantação e filtração. Bem como diferenciar a água potável da água poluída. Através de uma atividade prática, conseguimos verificar qual é a quantidade de água que gastamos ao lavar as mãos.
Assim formamos cidadãos conscientes que saibam respeitar o meio ambiente.

4º ano, Profª Rosaly

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

Os alunos da escola Neyde Macedo
apresentaram uma linda dança : o tema foi “Preserve o Meio Ambiente”. Nossos agradecimentos a professora Jessica pela bela apresentação, com o apoio da funcionária Rosangela e estudante de artes e do funcionário Adeildo que confeccionaram as fantasias.