terça-feira, 3 de maio de 2011



Passeata: 22 de março: DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A LITERATURA DO AMANHÃ

Era uma vez uma árvore, uma flor, uma grama, uma fruta,um animal.Sim,ERA uma vez... Agora, ah...não tem nem como começar um conto de fadas.
_Floresta?! O que é isso?
Assim dizem as crianças quando conto a história do Chapeuzinho Vermelho ou qualquer outra.
_Maçã envenenada?! Isso é comum, nem comemos para não morrermos!
É... não consigo contar nada e o pior é que quando falo da Cinderela,sobre lavar o chão,elas dão risada e me perguntam:
_Olha, sei que você é um palhaço, mas desse jeito vou morrer de tanto rir! Hahahahaha, pare!!!
Peço a elas para pararem, mas como? Se hoje nem um palhaço consegue sorrir, quanto mais fazer alguém rir.
Sabe, minha filha e eu passamos o dia contando contos de fadas uns aos outros e também tomando tererê embaixo da minha querida árvore que hoje é um pedaço inútil de madeira. Eu contava a ela a história do Chapeuzinho Vermelho ela sorria e se encantava com isso,mas hoje desacredita que existia uma floresta.Espero que um dia essas histórias possam ser narradas como as originais e não adaptadas,pois hoje contamos assim:
“Era uma vez uma garotinha chamada Chapeuzinho Vermelho, ela recebeu esse nome porque sua avó lhe deu um lindo capuz de cor vermelha.
Um dia,a mãe de Chapeuzinho disse para levar um copo de água para sua avó, pois esta havia ficado doente por infecção renal; sua mãe disse que era para ela ir pelo centro da cidade,pois era perigoso atravessar a avenida porque um homem estava por lá e poderia seqüestra - lá. Chapeuzinho Vermelho se despediu, mas era teimosa e foi pela avenida. Lá, um homem a encontrou e tentou seqüestra - lá só que antes,perguntou:
_Ei, você menininha,aonde vai?
_Vou para casa da minha avó que fica perto de 3 prédios grandes.
_Mas há tantos...-pensou o homem.
_Tchau! Tenho que ir.
E lá se foi ela cantarolando, feliz da vida,mas o homem (que não era burro),foi por um atalho bem curto,foi difícil em meio a tantos prédios,mas ele conseguiu.
Lá na porta da casa,tinha um bilhete avisando que a vovó foi procurar outro lugar para respirar melhor. O homem rasgou o bilhete, entrou na casa, se disfarçou de vovó, deitou na cama e esperou Chapeuzinho Vermelho chegar ali.
_Vovó... que olhos grandes são esses? Que boca grande é essa? Que nariz grande é esse?
_Vovó?! Não respeita sua avó menina?
_Desculpa! Mas... para quê serve essa arma?
_Para te seqüestrar!
Nisso, o homem saltou e tentou pega-la, mas o policial que estava por ali ouviu os gritos e conseguiu prende-lo.
“Todos viveram felizes para sempre”.
Todos me perguntam da avó, mas nem sei se ela encontrou algum lugar para respirar, porque se até hoje,quase ninguém respira,acho que naquele tempo, era quase impossível.
Sinto saudades de quando minha filha dizia:
_Papai, eu sempre vou acreditar em suas histórias!
Tento fazer com que ela volte a acreditar em minhas histórias, ter esperança e acreditar que ainda podemos ter um mundo melhor.
Mas como, se nem eu acredito!!
Autora: Junia Inácio Ribeiro 5º ano/prof. Lólia

segunda-feira, 2 de maio de 2011


Trabalhando com o SPINLIGHT (Ciclo Luminoso)

As professoras Aurinéia, Denise e Samira realizaram em sala de aula o conteúdo “Ciclo da água e seus estados físicos”.
Utilizou o aparelho SPINLIGHT, recurso que serviu para observar, através de uma lâmina elétrica com movimentos luminosos, o percurso da água na Terra.


Conscientização

No dia 15 de abril, os alunos do 5º ano da Professora Geórgia Paula, realizaram o Momento Cívico. Como conscientizar é preciso, os alunos da Professora Rosaly participaram do evento divulgando frases sobre o Consumo Consciente da Água; a Diretora Cleusa e a Coordenadora Marli realizaram a entrega de uma doação as Agentes da ACAJUNQ (esta doação foi efetivada devido ao projeto realizado de recolhimento de embalagens elaborado pela TANG, no ano passado – 2010; com os alunos do 5º ano da Professora Anna Carolina) e os alunos responsáveis pelo Momento Cívico, tendo estudado sobre a importância de se manter longe das drogas, criaram e apresentaram duas paródias; sendo “Fugidinha” (baseada na música “Fugidinha” de Michel Telo), criada pelos meninos e “Droga” (baseada na música “Fada” de Victor e Léo), pelas meninas.


“Fugidinha”
O oooooooooo O ooooooooooo

To bem na parada
Ninguém consegue entender
Chego na balada
Todos param pra vender
Tudo dando certo
Mas eu sou esperto
Não posso botar tudo a perder
Sempre tem aquela
Pessoa marginal
Que fica na dela
Fazendo comercial
E mexe comigo
Isso é um perigo
Mas o meu futuro será legal
To morrendo de vontade viver
Não sei o que os marginais vão querer
Mas pra gente ser feliz
Todos devem saber
Já pensei e sei o que devo fazer
O jeito é dar uma figidinha de você
O jeito é dar uma fugida de você
Se você quer
Saber o que vai acontecer
Primeiro a gente foge
E não paga pra ver
O oooooooooo O oooooooooooo
Foge comigo!!!
“Droga”
Droga, droga maldita
Sai da minha vida
Você chegou
Levou meu amor
Você se foi
Mas eu não vou.
Vida, vida de encanto
Ouça o que eu canto
A vida é minha magia
Pois ela é minha alegria.
Vejo uma luz, uma estrela brilhar
Sinto um cheiro de perfume no ar,
Vejo minha família e meus irmãos
Isso toca meu coração.
Vida de amor que não vai acabar
Se estou sonhando não quero mais acordar
Minha história linda, meu conto de amor,
Algo aqui me diz que viver assim não é vão
O meu futuro é bem mais que uma emoção
Eu espero o tempo que for
Pra viver só de amor.


Junqueirópolis no 2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade

É com muita satisfação que divulgamos que a Professora Geórgia Paula Rodolfo Costa, docente na E.M.Profª Neyde Macedo Brandão Fernandes de Junqueirópolis foi uma das semifinalistas no 2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade com o Projeto “Nossa Cidade: Sociedade e Sustentabilidade”, realizado com os alunos do 2º ano em 2010.
A elaboração deste Projeto teve por foco instigar o aluno a compreender o que é a Sustentabilidade, como ela ocorre no Município e como podemos contribuir.
As ações planejadas levaram os alunos a interagir com a sociedade a qual estão inseridos e com o meio ambiente; promovendo uma maior assimilação dos conteúdos, gerando conscientização sobre a importância de atitudes sustentáveis e a preservação dos recursos naturais para uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo ainda, o conhecimento sobre o município, a comunidade e sobre si mesmo.
Além das diversas atividades realizadas em sala de aula a cerca dos conteúdos, foi oportunizado aos alunos verificar diretamente como funcionam as ações sustentáveis, refletir (a partir de um conhecimento prático) sobre os benefícios gerados a comunidade e observar a biodiversidade de nossa região (flora e fauna), dentre as atividades realizaram entrevistas, relatórios, assistiram palestras e fizeram visitas monitoradas, visando esta aprendizagem prática e interativa:
• Esgoto e Lixo – captação e tratamento – Antonio Domingos Filho - Diretor do Setor de Obras e Saneamento de Nosso Município;
• Parque do Aguapeí - os cuidados ambientais necessários referentes à flora e fauna local - Nelson Gallo - Biólogo responsável pelo Parque;
• Reaproveitamento do óleo de cozinha velho para a produção de Biodiesel - Lucas - Engenheiro Ambiental da Granol da Central de Osvaldo Cruz;
• Reciclagem – ACAJUNQ - Zulmira Pereira - Responsável pela Associação de Catadores de Junqueirópolis.
• Reaproveitamento do bagaço da Cana, da vinhaça e sobre a emissão de gazes – USALPA –Parmenas Alves de Almeida - Técnico de Segurança do Trabalho.
A Professora Geórgia, agradece a todos que direta ou indiretamente colaboram para a realização deste Projeto, bem como, a Diretora Cleusa Tramarim Ishimura, a Coordenadora Maria Marli Passos e a todos os funcionários da Escola que incentivaram e não mediram esforços.