quarta-feira, 20 de outubro de 2010



"PROJETO ANIMAIS MARINHOS"

COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ANIMAIS MARINHOS ORIENTADO PELO LER E ESCREVER, OS ALUNOS DO 3º ANO DA PROFª LÓLIA, LERAM, PRODUZIRAM E REVISARAM TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE DIVERSOS ANIMAIS COMO: GOLFINHO, TARTARUGAS MARINHAS, BALEIA JUBARTE, TUBARÃO AZUL E CARANGUEJO.
ENCERRANDO O PROJETO FORA MONTADO UM MURAL COM TODOS OS TEXTOS, ONDE OS ALUNOS PUDERAM LER E SE INFORMAR SOBRE O ANIMAL DE SUA PREFERÊNCIA.



Parque do Aguapeí

No dia 09 de setembro de 2010, o Biólogo Nelson Gallo (responsável pelo Parque do Aguapeí) esteve presente na E.M. Profª Neyde Macedo Brandão Fernandes, fazendo uma palestra para os alunos do 2º ano da Professora Geórgia Paula Rodolfo Costa.
A apresentação teve por objetivo demonstrar e explicar a situação da flora e da fauna do Parque do Aguapeí, bem como, a importância de sua preservação.
Os alunos tiveram a oportunidade conhecer as diferentes espécies de animais e plantas e suas características, observando-se que a variedade é imensa e o conhecimento dos alunos a respeito do Parque era pouco, puderam conhecer animais aos quais jamais haviam visto e ainda tiveram acesso a curiosidades sobre as espécies.
A palestra preparou os alunos para a visita que foi realizada no dia seguinte (10/09/2010), também tendo por companhia o Biólogo Nelson, que gentilmente acompanhou e apresentou-nos o Parque, fazendo agora as explicações “in loco”; o que por sua vez tornou a aprendizagem mais significativa e interessante.
A palestra e a visita fazem parte de um projeto desenvolvido pela Professora Geórgia a cerca da Sustentabilidade em nosso município, projeto este que está inscrito no Concurso do Ecofuturo, que tem por objetivo maior desenvolver a conscientização e difundir o conhecimento a cerca do tema nas novas gerações, visando práticas conscientes para uma melhor qualidade de vida e a preservação do meio ambiente de forma significativa.

terça-feira, 19 de outubro de 2010


A Escola Neyde Macedo em suas aulas de Educação Física do P.A.F., esta trabalhando a interdisciplinaridade entre as matérias. Além de brincar as crianças vem desenvolvendo conteúdos ensinados na sala de aula de forma prazerosa, no mês de setembro no período da tarde através da Brincadeira Numerobol, foram trabalhados na aula de educação física a matemática. Isto proporciona um desenvolvimento tanto do aspecto motor e intelectual da criança, uma educação física que contribui na formação social da criança, principal objetivo do programa.


Projeto do Ecofuturo

Os alunos do 2º ano da Professora Geórgia Paula da Escola Neyde Macedo, estiveram na ACAJUNQ (Associação dos Catadores de Junqueirópolis) para verificar o andamento da reciclagem em nosso Município.
Esta atividade está correlacionada com o Projeto do Ecofuturo – Nosso Município: Sociedade e Sustentabilidade; que visa à compreensão da necessidade da geração de ações sustentáveis para garantir uma boa qualidade de vida e a preservação dos ecossistemas, bem como, a aquisição de atitudes conscientes a cerca da reciclagem.

Associação dos Catadores de Junqueirópolis – ACAJUNQ

As agentes ambientais (catadoras de reciclável), durante o período da manhã saem pela cidade coletando o material reciclável que é encaminhado para a associação.
No período da tarde, elas ficam na associação separando os materiais.
Os sacos são despejados no funil e o material passa pela esteira, as agente ficam em volta e cada uma recolhe um tipo de material diferente.
O que não pode ser reciclado também é separado e depois vai para o lixão (aterro sanitário).
Depois dos materiais serem separados, eles são levados para a prensa onde são formados os fardos.
Quando os fardos estão prontos o material é vendido para grandes empresas e usinas de reciclagem onde passam por processos diferentes até serem transformados em novos produtos.

(Texto produzido pelos alunos após a visitação)


Momento Cívico

No dia 23 de setembro, início da Primavera, foi realizado o momento cívico da pré-escola das professoras Adriana e Lucylene onde festejaram a Primavera com música, dança e poesia com o referido tema. As crianças graciosamente vestidas de borboleta, flor, abelha e formiga abrilhantaram um momento muito especial e harmonioso.

Profª Adriana e Lucylene
PRODUÇÃO DE TEXTO

A raposa, a leoa e a hiena

Numa maravilhosa manhã a raposa decidiu ir passear e encontrou sua amiga leoa.
__ Raposa, você ficou sabendo que a hiena está doente?
__ Não fiquei sabendo não. É grave?
__ Fiquei sabendo agora pouco... Que tal irmos à casa dela ? Uma visita pode ajudá-la!
__ Ótima idéia, vamos agora mesmo!
Assim partiram para a casa da hiena. Quando chegaram lá, viram a hiena deitada e tossindo.
__ Ardendo de febre. Disse a leoa, ao colocar a mão na testa da hiena.
__ Hiena, você sabe o que tem? Perguntou a raposa.
__ Não cof! Sei cof! Disse a hiena.
__ Que tal se a hiena for para sua casa raposa? Sugeriu a leoa.
__ Eu acei...cof! to. Os olhos da hiena ficaram suplicantes.
__ Você será bem-vinda hiena! Disse sorrindo a raposa.
Depois de uma comemoração, a hiena arrumou suas coisas e foram para a casa da raposa.
A raposa parou para descansar e se perdeu.
__ Socorro! Ela gritava.
Depois de quase desistir, a raposa vê sua amiga hiena que a levou para casa, onde a leoa esperava aflita.
__ Olha a hiena saiu sem avisar. Esclareceu a leoa.
__ Não foi nada. O importante é que estou com vocês.
A raposa sorriu ao dizer.
A hiena não melhorava e isso preocupava a raposa.
Lembrando-se do carinho que a hiena lhe dera, quando ela havia se perdido, a raposa se dedicou a cuidar da hiena, que ao sarar, agradeceu com todo o carinho do mundo.

Moral da historia: Quem dá carinho, carinho recebe.
Heloisa Reis Ventura - 3º ano- Prof. Samira


FAZENDO ARTE!!!

Os alunos do 5º ano da Profª Eliana estão desenvolvendo um trabalho com material reciclável que tem como meta os três R “ Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, além de se divertirem fazendo arte.
Com o reaproveitamento de latas de massa de tomate fizeram um belo trabalho, transformando sucata em porta-caneta. Não para por aí, na feira de leitura, juntamente com os alunos dos 3º anos irão confeccionar brinquedos a partir de sucatas, não percam!!!
Profª Eliana