terça-feira, 20 de abril de 2010



SACOLOTECA

O projeto SACOLOTECA idealizado pela professora Lólia, iniciou essa semana, em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e de Monteiro Lobato.
Foi apresentado o projeto em uma roda de conversa, onde os alunos puderam entender o objetivo e os cuidados que se deve ter com os livros.
Foram montadas cinco sacolas, com livros sendo a maioria, do acervo pessoal da professora: contos, fábulas, aventuras, revistas, gibis, poesias e auto-ajuda. Tendo diversão para toda a família.
Os alunos ficarão com a SACOLOTECA de 2º a 6º feira, sendo realizada uma roda de conversa para que os alunos relatem sobre a experiência de se ter a SACOLOTECA em casa durante uma semana.

segunda-feira, 19 de abril de 2010




Conhecendo os animais


Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos meus alunos de forma significativa, optei pela elaboração este ano de um projeto que se desenvolverá durante o primeiro semestre. O nome do mesmo é “Conhecendo os animais”.
O intuito está em trabalhar de forma interdisciplinar abordando os conteúdos presentes no planejamento de português, ciências e matemática.
Em português o foco está na leitura e reescrita de textos, sendo o portador textual fábulas, assim como ficha técnicas, textos informativos, músicas e poesia. Aproveitando-se, dos animais presentes nas fábulas, englobei ciências e a matemática com gráficos, pesos e medidas, tempos de gestação e de vivacidade.
Cada aluno escolheu qual animal gostaria de pesquisar, sendo que deveria apresentar para os colegas de sala suas descobertas e conhecimentos.
As apresentações irão ocorrer durante três dias diferentes, pois a sala foi dividida em grupos. As primeiras apresentações foram um sucesso. Recebemos visitas ilustres como a do coelho “Chico”, da aluna Isabela e da jabuti “Lili”, da aluna Maria Fernanda. A escolha das alunas pelos respectivos animais se deu pelo fato de que os mesmos são seus animais de estimação. As alunas confeccionaram cartazes com informações diversas sobre os bichos como, por exemplo: peso, comprimento, alimentação, período de gestação, número de filhotes por cria, habitat, curiosidades..., e o mais importante se o animal corre risco de extinção.

Aproveitei então para trabalhar as fábulas: “A festa no céu” e “A lebre e a tartaruga”. Foi primeiramente realizada a leitura de diversas versões das mesmas, atividades de leitura, interpretação de textos, analise de características deste portador e a reescrita das respectivas fábulas. Depois de reescritos os textos precisam ser revistos, isto é corrigidos. Este trabalho é feito em grupo, sendo ora um ora outro, as crianças se auxiliam mutuamente sobre a supervisão da professora. O foco esta não só na ortografia das palavras, mas principalmente na estrutura, coerência e coesão dos textos reescritos.



A festa no céu
Espalhavam pela mata a notícia que todas as aves e os pássaros estavam convidados para uma festa no céu. Isso sim que era uma boa novidade, uma festa no céu!
Mas... Imaginem um deles que asas nunca teve falava que iria à festa.
Quem já viu jabuti voar?
Na véspera da festa o jabuti foi na casa do urubu, contou piadas e até casos de assombração para distrair o dono da casa. Lá pelas tantas o jabuti se despediu.
_ Mas compadre jabuti ainda é muito cedo!
_ Que nada compadre, o caminho de volta é longo...
_ Até amanhã.
_ Amanhã nos veremos na festa!
_ Então é verdade que o amigo jabuti vai à festa? _ Disse o outro todo espantado.
_ Vou sim, vou com certeza.
No dia seguinte o jabuti se escondeu dentro da viola do urubu, o urubu pegou a viola colocou-a no pescoço e voou para o céu. Chegando lá colocou a viola num canto e foi cumprimentar seus amigos.
O jabuti vendo que ninguém olhava em sua direção saiu da viola e foi saçaricar entre as pessoas.
Lá pela madrugada, preocupado em não perder a viagem se despediu e fingiu que saia, viu a viola e se escondeu dentro dela.
No meio do caminho sentiu alguma coisa se mexer dentro da viola, viu então o jabuti todo espremido, todo encolhido.
_ Então foi assim que o compadre jabuti foi à festa?
E sem dó nem pena virou a viola de boca para baixo e o jabuti caindo dizia:
_Santo Deus, se acaso escapar, nunca mais vou à festa no céu!
Escapar até que escapou, mas com a ajuda de nosso Senhor.
Vejam como ele tem até hoje o casco todo remendado!

Texto produzido pela aluna do 3º ano da professora Danila.
Ana Helena Santana Dourado






Aprender com prazer

Visando promover um ensino qualitativo, interdisciplinar e prático a cerca dos conteúdos de Ciências, História e Geografia – “Os ambientes e os seres vivos”, as professoras Edilamar, Geórgia e Lúcia foram além do estudo teórico em sala de aula.
Após explorar o tema agregando as disciplinas de Língua Portuguesa (leitura, escrita e interpretação) e Artes (leitura de imagens, desenhos, confecção de modelos representativos de animais), bem como os temas transversais – Meio ambiente e Ética, as professoras promoveram no Campo “Raphael Capelli”, um momento de expressão do conhecimento adquirido; momento este no qual as crianças dos 2os da Escola Neyde Macedo puderam criar representações naturais de como seria uma Floresta.
O trabalho foi proveitoso e prazeroso, as crianças apresentaram de uma forma descontraída o conhecimento assimilado.

Educação um Processo Contínuo e Progressivo

Tendo em vista que a Educação é um processo, e, portanto, não se finda ao final de um trabalho, a Professora Geórgia dando continuidade ao tema “Os ambientes e os seres vivos”, ainda de forma multidisciplinar - Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e os temas transversais – Meio Ambiente e Ética, aprofundou os estudo agora referente à “Cidade”.
Como culminância prática dos estudos realizados, os alunos fizeram a reproduções representativas de uma cidade através de maquetes. Os alunos utilizaram toda sua criatividade e conhecimentos adquiridos para transformarem caixas, papéis e tintas em cidades.
Além do trabalho com a temática, os alunos ainda tiveram a oportunidade de desenvolver e aprimorar várias habilidades e o trabalho em equipe.

Profª. Georgia, lúcia e Dila

Trabalhando em Ciências o conteúdo sobre o corpo humano, a professora Lólia, do 3º ano, propôs um trabalho em grupo, onde os alunos teriam que desenhar o corpo humano, com o máximo de detalhes possível. Essa atividade foi complementada com a leitura da poesia “Diversidade”, de Tatiana Belinky.

DIVERSIDADE

Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro ruivinho

Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro é dengoso

Um é ligeiro
Outro é mais lento
Um é branquelo
Outro é sardento

Um, preguiçoso
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado

De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura

Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente.

Profª Lólia


Conhecendo os animais


Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos meus alunos de forma significativa, optei pela elaboração este ano de um projeto que se desenvolverá durante o primeiro semestre. O nome do mesmo é “Conhecendo os animais”.
O intuito está em trabalhar de forma interdisciplinar abordando os conteúdos presentes no planejamento de português, ciências e matemática.
Em português o foco está na leitura e reescrita de textos, sendo o portador textual fábulas, assim como ficha técnicas, textos informativos, músicas e poesia. Aproveitando-se, dos animais presentes nas fábulas, englobei ciências e a matemática com gráficos, pesos e medidas, tempos de gestação e de vivacidade.
Cada aluno escolheu qual animal gostaria de pesquisar, sendo que deveria apresentar para os colegas de sala suas descobertas e conhecimentos.


As apresentações irão ocorrer durante três dias diferentes, pois a sala foi dividida em grupos. As primeiras apresentações foram um sucesso. Recebemos visitas ilustres como a do coelho “Chico”, da aluna Isabela e da jabuti “Lili”, da aluna Maria Fernanda. A escolha das alunas pelos respectivos animais se deu pelo fato de que os mesmos são seus animais de estimação. As alunas confeccionaram cartazes com informações diversas sobre os bichos como, por exemplo: peso, comprimento, alimentação, período de gestação, número de filhotes por cria, habitat, curiosidades..., e o mais importante se o animal corre risco de extinção.




Aproveitei então para trabalhar as fábulas: “A festa no céu” e “A lebre e a tartaruga”. Foi primeiramente realizada a leitura de diversas versões das mesmas, atividades de leitura, interpretação de textos, analise de características deste portador e a reescrita das respectivas fábulas. Depois de reescritos os textos precisam ser revistos, isto é corrigidos. Este trabalho é feito em grupo, sendo ora um ora outro, as crianças se auxiliam mutuamente sobre a supervisão da professora. O foco esta não só na ortografia das palavras, mas principalmente na estrutura, coerência e coesão dos textos reescritos.


A festa no céu

Espalhavam pela mata a notícia que todas as aves e os pássaros estavam convidados para uma festa no céu. Isso sim que era uma boa novidade, uma festa no céu!
Mas... Imaginem um deles que asas nunca teve falava que iria à festa.
Quem já viu jabuti voar?
Na véspera da festa o jabuti foi na casa do urubu, contou piadas e até casos de assombração para distrair o dono da casa. Lá pelas tantas o jabuti se despediu.
_ Mas compadre jabuti ainda é muito cedo!
_ Que nada compadre, o caminho de volta é longo...
_ Até amanhã.
_ Amanhã nos veremos na festa!
_ Então é verdade que o amigo jabuti vai à festa? _ Disse o outro todo espantado.
_ Vou sim, vou com certeza.
No dia seguinte o jabuti se escondeu dentro da viola do urubu, o urubu pegou a viola colocou-a no pescoço e voou para o céu. Chegando lá colocou a viola num canto e foi cumprimentar seus amigos.
O jabuti vendo que ninguém olhava em sua direção saiu da viola e foi saçaricar entre as pessoas.
Lá pela madrugada, preocupado em não perder a viagem se despediu e fingiu que saia, viu a viola e se escondeu dentro dela.
No meio do caminho sentiu alguma coisa se mexer dentro da viola, viu então o jabuti todo espremido, todo encolhido.
_ Então foi assim que o compadre jabuti foi à festa?
E sem dó nem pena virou a viola de boca para baixo e o jabuti caindo dizia:
_Santo Deus, se acaso escapar, nunca mais vou à festa no céu!
Escapar até que escapou, mas com a ajuda de nosso Senhor.
Vejam como ele tem até hoje o casco todo remendado!

Texto produzido pela aluna do 3º ano da professora Danila.
Ana Helena Santana Dourado