quinta-feira, 6 de outubro de 2011



CARTILHA AMBIENTAL


Estudando com os alunos do 1º ano a Cartilha Ambiental, conversamos sobre a coleta seletiva e reciclagem.
As crianças revelaram conhecer o assunto porque são colaboradores de suas famílias na separação do lixo doméstico.
Os pequenos cidadãos já sabem que é necessário aprender e praticar atitudes ambientais corretas em defesa do meio ambiente.
O aluno Mateus , motivado, voltou para casa , transmitiu aos pais a nossa conversa e juntos separaram materiais recicláveis de plástico e trouxe à escola.
Sua atitude demonstra que todos, pequenos ou grandes, são capazes de aprender amar e respeitar a natureza. E, conscientemente mudarem seus comportamentos valorizando e promovendo a vida no planeta.

Mateus Cirilo Prado já é defensor da natureza. Parabéns!
Profª Iara E. C. Silva
PREMIAÇÃO EM CONCURSO

Os alunos dos 5º anos das professoras Lólia e Geórgia, participaram recentemente do Concurso Nacional de Arte em Mosaico “Pedacinhos da Natureza – Flores, Pássaros e Borboletas”, promovido pelo MICA – Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com a Arte.
Esse concurso teve como objetivos incentivar crianças e jovens na exploração de seu imaginário, expressando seus sentimentos e experiências envolvendo os seres da natureza e culminando no respeito e defesa dos mesmos, buscando também, o aprimoramento do conhecimento da variada gama de cores existente na natureza, através da pesquisa sobre os mais coloridos de seus seres, flores, pássaros e borboletas.
O mosaico é uma arte que exige concentração e imaginação, estimula o desenvolvimento intelectual e a coordenação motora de crianças e adultos. A atividade desenvolvida com a arte do mosaico leva seu autor a expressar seus sentimentos, comunicando-se de forma educativa e prazerosa.
Com base em estudos, rascunhos e discussão em grupo, os alunos soltaram sua imaginação e como resultado obtiveram premiações.
A aluna Bruna Carniato, professora Lólia, alcançou a menção honrosa (4º lugar) e os demais alunos terão seus trabalhos expostos no Museu da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, Tremembé – SP, no período de 22 de agosto a 2 de outubro.

Viagem a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

No dia 10/08/2011, eu e minha classe fomos conhecer a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
Saímos da escola às 6h10mim, o caminho foi muito divertido, ficamos ouvindo músicas no ônibus.
Chegamos à Usina por voltas das 8h30mim, fomos direto para o auditório onde um funcionário da usina nos explicou sobre o funcionamento da hidrelétrica e sua importância na geração da energia.
Depois olhamos as comportas de água e os comandos da Usina (que eles chamam de cérebro).
Após isso ele nos entregou capacetes por medidas de segurança e então conhecemos o gerador, que fica abaixo do nível da água, pois hidrelétrica significa produzir corrente elétrica por meio da força da água.
Ao sairmos dali, passamos para conhecer a reserva ambiental que serve para assegurar a preservação dos animais e árvores, pois com a instalação da Usina tudo ao seu redor foi inundado pelas águas, então se as pessoas responsáveis pela Usina não se conscientizassem desse problema, muitos animais morreriam provocando a extinção da sua espécie.
Lá vimos capivaras, antas, araras, coruja, macacos, onça pintada, onça parda, jacaré, etc. e várias plantas. Aproveitamos e tomamos lanche naquele lugar maravilhoso.
Depois dessa aula fomos pra cidade da criança, onde havia muitos brinquedos e nos divertimos bastante.
A professora nos chamou para voltarmos para nossa cidade, todos subimos no ônibus e partimos.
Por volta das 15h30mim chegamos a nossa escola. Foi um passeio muito divertido e informativo.
Nathália Raquel S. Marangoni
5° ano da professora Selma

Animais Marinhos



Os 3º anos das professoras Samira, Denise e Aurineia realizaram um trabalhando dos livros do Ler e Escrever que faz parte dos estudos em HTPC, foi desenvolvido um Projeto sobre Animais Marinhos. Foi um estudo de muita pesquisa em internet, jornais, revistas e fichas técnicas.
A culminância foi fantástica, encaparam uma caixa e a decoraram com imagens de animais, para organizarem todos os trabalhos interdisciplinares coletados e estudados.