segunda-feira, 19 de abril de 2010




Conhecendo os animais


Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos meus alunos de forma significativa, optei pela elaboração este ano de um projeto que se desenvolverá durante o primeiro semestre. O nome do mesmo é “Conhecendo os animais”.
O intuito está em trabalhar de forma interdisciplinar abordando os conteúdos presentes no planejamento de português, ciências e matemática.
Em português o foco está na leitura e reescrita de textos, sendo o portador textual fábulas, assim como ficha técnicas, textos informativos, músicas e poesia. Aproveitando-se, dos animais presentes nas fábulas, englobei ciências e a matemática com gráficos, pesos e medidas, tempos de gestação e de vivacidade.
Cada aluno escolheu qual animal gostaria de pesquisar, sendo que deveria apresentar para os colegas de sala suas descobertas e conhecimentos.
As apresentações irão ocorrer durante três dias diferentes, pois a sala foi dividida em grupos. As primeiras apresentações foram um sucesso. Recebemos visitas ilustres como a do coelho “Chico”, da aluna Isabela e da jabuti “Lili”, da aluna Maria Fernanda. A escolha das alunas pelos respectivos animais se deu pelo fato de que os mesmos são seus animais de estimação. As alunas confeccionaram cartazes com informações diversas sobre os bichos como, por exemplo: peso, comprimento, alimentação, período de gestação, número de filhotes por cria, habitat, curiosidades..., e o mais importante se o animal corre risco de extinção.

Aproveitei então para trabalhar as fábulas: “A festa no céu” e “A lebre e a tartaruga”. Foi primeiramente realizada a leitura de diversas versões das mesmas, atividades de leitura, interpretação de textos, analise de características deste portador e a reescrita das respectivas fábulas. Depois de reescritos os textos precisam ser revistos, isto é corrigidos. Este trabalho é feito em grupo, sendo ora um ora outro, as crianças se auxiliam mutuamente sobre a supervisão da professora. O foco esta não só na ortografia das palavras, mas principalmente na estrutura, coerência e coesão dos textos reescritos.



A festa no céu
Espalhavam pela mata a notícia que todas as aves e os pássaros estavam convidados para uma festa no céu. Isso sim que era uma boa novidade, uma festa no céu!
Mas... Imaginem um deles que asas nunca teve falava que iria à festa.
Quem já viu jabuti voar?
Na véspera da festa o jabuti foi na casa do urubu, contou piadas e até casos de assombração para distrair o dono da casa. Lá pelas tantas o jabuti se despediu.
_ Mas compadre jabuti ainda é muito cedo!
_ Que nada compadre, o caminho de volta é longo...
_ Até amanhã.
_ Amanhã nos veremos na festa!
_ Então é verdade que o amigo jabuti vai à festa? _ Disse o outro todo espantado.
_ Vou sim, vou com certeza.
No dia seguinte o jabuti se escondeu dentro da viola do urubu, o urubu pegou a viola colocou-a no pescoço e voou para o céu. Chegando lá colocou a viola num canto e foi cumprimentar seus amigos.
O jabuti vendo que ninguém olhava em sua direção saiu da viola e foi saçaricar entre as pessoas.
Lá pela madrugada, preocupado em não perder a viagem se despediu e fingiu que saia, viu a viola e se escondeu dentro dela.
No meio do caminho sentiu alguma coisa se mexer dentro da viola, viu então o jabuti todo espremido, todo encolhido.
_ Então foi assim que o compadre jabuti foi à festa?
E sem dó nem pena virou a viola de boca para baixo e o jabuti caindo dizia:
_Santo Deus, se acaso escapar, nunca mais vou à festa no céu!
Escapar até que escapou, mas com a ajuda de nosso Senhor.
Vejam como ele tem até hoje o casco todo remendado!

Texto produzido pela aluna do 3º ano da professora Danila.
Ana Helena Santana Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário